Greta Gerwig (de Barbie e Adoráveis Mulheres) foi anunciada para dirigir ao menos 2 filmes de Nárnia para a Netflix em 2022, e desde então se esperam notícias de quando o projeto estaria em andamento. Parece que a produção finalmente estará se iniciando. Segundo informa a Deadline, a diretora estará viajando nos próximos dias a Londres, no Reino Unido para iniciar o processo de pré-produção. O que significa que as filmagens devem iniciar no segundo semestre deste ano, ou mais tardar no início de 2025.
Nesta fase do projeto são definidas as câmeras que serão utilizadas, quem estará interpretando cada personagem, onde cada parte das filmagens será gravada, que equipes estarão a cargo de cada parte do projeto, entre outras coisas.
A Greta Gerwig, que também será roteirista do projeto, diz que está empolgada e que a saga escrita por C. S. Lewis significou muito para sua vida.
“Escrevo coisas que me fazem sentar e pensar: ‘não faço ideia de como vou conseguir alcançar isso’. E isso é muito animador. Porque quando você reúne pessoas – reúne seus designers, chefes de departamento – todo mundo junto descobre alguma coisa que nunca foi feita antes. E isso é muito encorajador.”
Anteriormente, ela chegou a expressar que estava tendo pesadelos ao escrever Nárnia, pela dificuldade do projeto.
A saga das Crônicas de Nárnia, escrita por C. S. Lewis, possui sete livros quem descrevem histórias entre o nosso mundo e o mundo mágico de Nárnia. ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa‘ foi a primeira crônica adaptada para as telonas, chegando nos cinemas em 2005. ‘Príncipe Caspian‘ veio em seguida, no ano de 2008. E por último, ‘A viagem do Peregrino do Alvorada‘, em 2010. Mas, para a tristeza de quem estava esperando por uma continuação, esta nunca chegou a ser concretizada devido a várias dificuldades na área da produção.
A ideia da Netflix, que adquiriu os direitos da saga em 2018, é que As Crônicas sofram um reboot na plataforma de streaming com novos atores e com um direcionamento claro.
Os filmes da Greta Gerwig tocam em alguns temas, como fé e amadurecimento, que conversam com Nárnia. Mas, assim como aconteceu com a equipe por trás das adaptações da Disney, sua trajetória nem sempre se encontra alinhada com a visão de mundo dos livros.
A adaptação, que ocorrerá pela Netflix, sofrerá um reboot e não deve contar com o elenco e equipe dos filmes anteriores. Se ela fará boas adaptações de Nárnia, só o tempo dirá.